terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

História da banda Megadeth


Dave Mustaine nasceu em 13 de setembro de 1961 em La Mesa (Califórnia/EUA). Influenciado por bandas como AC/DC, Led Zeppelin e KISS, Dave resolve tocar guitarra. Desde de pequeno Dave começou a beber e mais tarde a se drogar, como qualquer rockeiro da época. Sua primeira banda chamava Panic 1979, que não foi muito longe. Sua vida começou a mudar em 1981, quando resolveu responder a um anuncio de procura-se guitarrista. Acabou sendo contratado por dois jovens, James Hetfield (vocalista e guitarrista) e Lars Ulrich (baterista), para o baixo é contratado Ron McGovney, e assim forma-se no Metallica. Com o passar do tempo o entrosamento vai melhorando e eles resolvem gravar uma demo com essa formação. O resultado, "No Life Till Leather", considerada por muitos um clássico e hoje um item raríssimo. Após essa demo, o baixista cai fora para tocar numa outra banda das redondezas. O trio remanescente sai então cata de um novo que tivesse pelo menos uma postura legal no palco. Então assistindo a um show de uma banda local chamada "Trauma" acham o cara ideal que estavam procurando. O nome dele era Cliff Burton. Eles então convidam-no a se juntar ao Metallica, Cliff aceita a proposta, com a condição que a banda fixasse residência em San Francisco, pois não pretendia se mudar para Los Angeles, no que foi prontamente atendido. Começam então tocar em diversos locais até que chamam a atenção de Johnny Zazula, um dono de loja de discos e promotor dos shows, que convida a banda para algumas datas. Foi nessa época (1983) que Dave, um bêbado incorrigível que chega a armar altas baixarias para banda, é chutado para fora do Metallica, isso três meses antes de lançarem "Kill Em'All", primeiro disco da banda. Na realidade Dave não foi oficialmente despedido, foi colocado bêbado dentro de um ônibus pelos outros componentes e quando acordou estava do outro lado do país, de volta a LA, então Dave jurou se vingar montando uma banda melhor e mais pesada que o Metallica, formando o Megadeth.
Dave Mustaine conseguiu cumprir sua promesa, montando o Megadeth, uma das melhores e mais influentes bandas de thrash metal da história do Heavy Metal. Mustaine montou a primeira versão do Megadeth com o baixista David Ellefson, guitarrista Kerry King e o baterista Lee Rash para formar o Megadeth. Logo depois de uma turnê, Kerry King sai do Megadeth e volta para o Slayer e Lee Rash é substituído por Gar Samuelson o guitarrista Chris Polland é escolhido como novo guitarrista do Megadeth. Com esta formação lançaram já em maio de 1985 o excelente "Killing Is My Business... And Business Is Good". A aceitação, tanto por parte da crítica quanto do público, foi excelente. O diferencial em relação ao Metallica era bastante claro desde o início, as músicas eram mais rápidas os instrumentais mais técnicos. Após lançarem "Peace Sells... But Who's Buying" em 1986 Chris Polland deixa o Megadeth temporariamente, Mike Albert o substitui e Gar Samuelson foi despedidou da banda por Mustaine, sendo substituídos pelo guitarrista Jeff Young e pelo baterista Chuck Behler. Essa formação lançou "So Far, So Good... So What!" em 1988, foi seu álbum de maior sucesso até então, principalmente em virtude da excelente versão thrash metal do hino punk "Anarchy In The Uk" dos Sex Pistols. (transformada em Anarchy In The USA e com algumas mudanças na letra).
A banda, porém, desde seu início, passava por problemas sérios de relacionamento, com Mustaine sempre menosprezando a participação dos outros membros e constantemente sofrendo overdoses ou sendo preso por porte de drogas (em uma de suas muitas overdoses foi constatado que Mustaine havia ingerido oito tipos de drogas de uma só vez). Em mais uma de tantas crises na banda Mustaine despediu também Jeff Young e Chuck Behler. Preso por dirigir sobre efeito de drogas e sendo reincidente Mustaine foi obrigado a se internar em uma clínica de re-habilitação. Após alguns meses declarava-se um novo homem, sóbrio e mais responsável.
"Eu percebi que eu estava seriamente viciado nas drogas quando eu encontrei o fundo do poço. Eu estava sentado em uma cela na cadeia olhando para minhas mãos cheias de furos de agulha. Eu estava na sargeta porque eu bati em um carro estacionado. Um cara saiu da janela e me mostrou um distintivo policial. Um pouco antes de eu me injetar heroína, eu já tinha usado um pouco de cocaína, tinha tomado uns drinks e outras merdas. No hospital, eles contaram nove dessas outras merdas. Nos meus bolsos eles acharam um pacote cheio de drogas pesadas, uma colher, agulhas, e um saco de maconha. Eu fiquei no hospital por um mês e comecei o processo de libertação; não que essa fosse minha verdadeira decisão. Alguns usuários de drogas podem se forção a fazer isso, esses são aqueles que ainda não chegaram no fundo do poço. Eu estava no outro grupo. Agora eu estou sóbrio pelos próximos quatro meses. Eu nem bebo café, eu não fumo. Eu procuro por açúcar”. (Mustaine, 1990).

Reformou a banda, chamando o guitarrista Marty Friedman e o baterista Nick Menza. A nova formação foi a melhor que já passou pelo Megadeth, Marty Friedman veio a formar com Mustaine uma das mais precisas e respeitadas duplas de guitarristas do thrash.

O novo álbum, "Rust In Peace", de 1990, realmente trazia um Megadeth mais adulto e meticuloso em suas composições, o que levou o álbum a ser considerado pela maioria o melhor trabalho da banda (e pela primeira vez um trabalho realmente da banda e não apenas de Dave Mustaine, conforme declarado por ele próprio) e em Outubro, Megadeth se une ao Slayer, Suicidal Tendencies e Testament para a turnê "Clash of the Titans” em março do ano seguinte a banda abre para o Judas Priest para ajudar em seu novo álbum Painkiller. E em abril a fita de vídeo Rusted Pieces é lançada. Em maio de 1992, "Breakpoint" do Megadeth aparece na trilha sonora de Super Mario Bros, e logo depois lançaram "Countdown To Extinction", a tendência de elaborar o som e as letras se confirmou (inclusive com a banda sendo acusada de se vender e fazer música comercial como é de praxe). Em novembro o VHS Exposure Dreams é lançada, segunda fita de vídeo do Megadeth. Críticas radicais à parte, "Countdown to Extinction" foi um excelente álbum, mostrando uma banda profissional e ótimas composições. Destaque para "Symphony Of Destruction", a música de maior sucesso da banda, e detaque também para as letras de Mustaine, várias abordando os problemas com drogas pelos quais havia passado. E no mesmo ano Dave Mustaine abre para a Convenção Democrática Nacional americana para a MTV:
“Ele agiu como nós esperávamos - ele é muito decidido, muito articulado, e muito direto com as pessoas. Quando você está em uma situação caótica como a Convenção Democrática Nacional, ou interagindo com os protestos lá fora, você precisa ser muito seguro" (Tabitha Soren, Correspondente Política da MTV americana)

Em novembro “99 Ways To Die" do Megadeth aparece na trilha sonora de The Beavis and Butthead Experience. "Youthanasia", lançado em 1994, manteve o bom nível do álbum anterior, embora não tenha conseguido a mesma repercussão. Mesmo assim a música "A Tout Le Monde" acabou se tornando um clássico da banda. A eterna rixa entre Megadeth e Metallica (mais precisamente entre Mustaine e Hetfield) também foi encerrada, com o Megadeth e Metallica tocando juntos em alguns shows.

E neste ano de 1995 ainda, o Megadeth lança a compilação Hidden Treasures na Europa. Outro VHS é lançado pela banda, desta vez com o nome de Evolver: The Making Of Youthanasia. Durante essa época Mustaine, juntamente com Lee Ving, o vocalista da banda LA punk band Fear, formam o projeto paralelo MD.45. MD são as inicias de Dave Mustaine ao contrário, e 45 são as iniciais de Lee Ving, (LV) em números romanos. Além de Mustaine na guitarrae Ving no vocal e guitarra base, a banda contava ainda com Jimmy DeGrasso (bateria) e Kelly Lemieux (baixo). Esse projeto rendeu o disco "The Craving" (1996). Em 1997 o Megadeth lança "Cryptic Writings", foi um álbum de "volta às origens" com músicas que lembram toda a carreira da banda: "She-Wolf", "Trust", "Secret Place", "Vortex", "FFF", "Almost Honest", "The Desintegrators". Em Outubro, o remix da "Almost Honest", do Megadeth, aparece na trilha sonora de Mortal Kombat: Annihilation, e em Janeiro, "Crush'em" do Megadeth aparece na trilha sonora do Universal Soldier: The Return Graças ao seu novo álbum, se apresentaram no Brasil em 1997 ainda com Nick Menza (baterista) ao lado de Queensryche e Whitesnake. Logo após, Nick Menza teve que operar seu joelho em virtude de um cisto que levou a imprensa a divulgar que se tratava de câncer, com isso Dave Mustaine juntamente a Dave Ellefson decidiram substituí-lo temporareamente por Jimmy DeGrasso, que tocava com Mustaine em seu progeto paralelo, MD.45, mas acabou sendo por definitivo. Degrasso se apresentou com o Megadeth em 1998 no Philips Monsters of Rock (versão nacional). Seu estilo agressivo e técnico se encaixou perfeitamente ao som da banda, logo foi aclamado pela maioria dos fãs. Antes de tocar bateria no Megadeth, Degrasso já tinha se apresentado e tocado na banda de Alice Cooper no ano de 1995, e no mesmo ano veio ao Philips Monsters of Rock (versão nacional). Antes disso, vale dizer, integrou por algum tempo uma das formações do Suicidal Tendencies.
24 de Agosto de 1999: "Duke Nukem Theme" e "New World Order" do Megadeth são lançados no álbum Duke Nukem: Music to Score by. A nova formação passou boa parte do ano de 99 preparando o novo disco, "Risk", a manifestação de mais uma ousadia do grupo, que trocou o som trash de antes (ainda presente no álbum "Cryptic Writings") por músicas ora calcadas no hard rock ora com elementos mais eletrônicos (como "Crush'Em" e "Insomnia"). O resultado desagradou muitos fãs, mas ainda foi êxito de vendas nos Estados Unidos e rendeu alguns prêmios. Apesar da comparação com a fase "Load" do Metallica e o desgosto de parte do público, a banda iniciou uma tour. Pouco depois da virada do ano, a Internet foi palco para muitos boatos sobre a saída de Marty Friedman. O que era algo pouco imaginável aconteceu, e em 9 de Janeiro de 2000 Friedman alegou interesse em seguir outro estilo de música diferente do praticado pela banda. Para completar a tour foi chamado Al Pitrelli, guitarrista do Savatage. Ainda em 2000 o Megadeth lançou "Capitol Punishment: The Megadeth Years" que é uma coletânea, com os maiores sucessos, incluindo duas músicas novas. Isso foi por causa da troca de gravadora que ocorreu neste mesmo ano, como eles tinham que lançar mais um CD pela Capitol Records, lançaram esta coletânea. Em 2001, em uma nova gravadora, a Sanctuary Records, lançaram "The World Needs A Hero". Nesse mesmo ano o Megadeth foi proibido de entrar na Malásia, pois o governo de lá alegou que eles passam uma imagem ruim aos jovens, além de serem proibidos de entrar, todos os disco foram retirados das lojas.
19 de Março: Megadeth lança o primeiro (e único) álbum ao vivo da banda, Rude Awakening. O ponto alto do cd fica até óbvio, são as músicas antigas como: "Wake Up Dead", "In my Darkest Hour", "Train of Consequences", e "Hangar 18", mas em 3 de abril de 2001 Dve Mustaine anuncia sua saída da banda por causa de um acidente no braço e conseqüentemente o fim do Megadeth...

“Durante a primeira semana de janeiro, enquanto o Megadeth estava de férias, no Texas, eu sofri um ferimento, que causou sérios danos no meu braço esquerdo e na minha mão. Eu fui diagnosticado com neuropatia radial, que significa uma "compressão nos nervos". Os médicos disseram que levará cerca de um ano para a recuperação completa e, mesmo assim, nós não sabemos o quanto voltará ao normal. Diariamente, eu me reúno com um grande time de médicos e fisioterapeutas e, se Deus quiser, eu voltarei a tocar guitarra.

Neste ínterim, enquanto trabalho para sanar o meu braço, eu terei a oportunidade de reavaliar a minha carreira e meu futuro. Por enquanto, decidi sair do Megadeth e explorar outras áreas do mundo da música, onde devo dar minha contribuição sem ter de tocar meu instrumento.
Eu tive momentos maravilhosos, enquanto cantei e toquei pra vocês no Megadeth. Eu sou realmente agradecido por todos os discos de ouro, platina e multiplatina que ganhamos, bem como outros prêmios internacionais. Eu nunca poderei agradecer a vocês, nossos fãs do passado e do presente, o suficiente pela lealdade e afeição que nos foram dadas em todos estes anos.

Agora, meu principal objetivo será extrair algo bom desta situação terrível. Primeiro, quero aproveitar esta fase para dedicar mais tempo, energia e atenção a minha esposa, Pam, e aos meus dois filhos, Justis e Electra. Pam sempre cuidou das coisas perfeitamente, enquanto eu fui um marido ausente e um pai de estúdio e de turnês ao redor do mundo. Mesmo assim, para ser um pai de ouro ou platina, eu ainda tenho um longo caminho a seguir e estou ávido para começar.

Pra finalizar, gostaria de me despedir com as belas palavras francesas que escrevi para o álbum "Youthanasia": "A tout le monde, a tous mes amis, Je vous aime, Je dois partir (A todo mundo, a todos os meus amigos, eu amo vocês, eu vou partir)". (Dave Mustaine)

Nenhum comentário:

Postar um comentário