Esta incandescente banda inglesa foi formada sob a regência
do maestro, empresário e "picareta" Malcolm McLaren, no verão de
1975. Inicialmente conhecidos como Swankers, com Wally Nightingale como
vocalista, a banda logo se tornaria a lenda chamada Sex Pistols.
A formação inicial do Sex Pistols era: Steve
Jones(guitarra), Paul Cook (bateria), Glen Matlock (baixo) e Johnny Rotten
(vocal).
A banda assinou contrato com a gravadora EMI Records, a qual
lançou o primeiro single da banda - 'Anarchy In The UK'. Da gargalhada
sarcástica de Rotten no início até os últimos acordes da música, Anarchy in the
Uk foi a estréia da banda. Logo eles encerrariam o contrato com a EMI, em uma
grande estratégia de marketing
Em fevereiro de 1977,
o baixista Glen Matlock foi substituído por Sid Vicious, um dos maiores ícones
do punk, considerado por muitos como o próprio retrato do punk. No mês
seguinte, a banda assinou contrato com a gravadora A&M Records, cuja
formalidade foi realizada em frente aos portões do Palácio de Buckingham, em
Londres. Uma semana mais tarde, a A&M cancelou o contrato. Após várias
recusas em assinar contrato com a gravadora Virgin Records, a banda lançou o
single 'God Save The Queen'.
Esta música foi lançada em plena data comemorativa do
Jubileu de Prata da Rainha da Inglaterra. Logo, a música alcançou o primeiro
lugar na parada da revista londrina New Musical Express. O terceiro single, a
melódica 'Pretty Vacant', provava que a banda vinha para ficar nas paradas. Em
seguida lançaram a faixa 'Holidays In The Sun' e o LP número 1 das paradas
britânicas de 1977 - "Never Mind The Bollocks - Here's The Sex
Pistols".
Uma turnê turbulenta pelos Estados Unidos, detonou uma crise
de relacionamento já bastante aguda na banda. No início de 1978, Rotten
anunciou que estaria deixando a banda após um show em San Francisco,
California. Após este show, a banda viajou para o Rio de Janeiro, para gravar
trechos do filme The Great Rock and Roll Swindle, juntamente com o ladrão do
trem pagador inglês, o legendário Ronald Biggs.
Sid Vicious, completamente debilitado pelo alto consumo de
heroína, não acompanhou a banda na viagem ao Brasil, mas Steve Jones e Paul
Cook ficaram felizes por terem sido favorecidos com a repercussão de sua estada
no Rio. Outro single polêmico - 'Cosh The Driver', teve seu lançamento
cancelado, devido ao lançamento da versão interpretada por Sid Vicious para a
música 'My Way', de Frank Sinatra.
O Filme The Great Rock 'n' Roll Swindle, de Malcolm Maclarem
continuaria a mitologia da banda. Sid gravou uma versão distorcida da música de
Eddie Cochran - 'C'mon Everybody', antes de retornar para Nova Iorque.
No dia 12 de outubro de 1978, a namorada de Sid Vicious,
Nancy Spungen, foi encontrada morta a facadas no Hotel Chelsea e Sid foi
acusado pelo assassinato. Quando estava em liberdade aguardando julgamento, Sid
teve uma overdose fatal de heroína e acordou de seu sono morto, na manhã de 2
de fevereiro de 1979.
A gravadora Virgin Records continuou a lançar material dos
Pistols que fazia parte do catálogo da gravadora. A legendária saga da banda
terminou na Suprema Corte uma década mais tarde, em 1986, quando o vocalista
Johnny Rotten e os outros integrantes da banda ganharam indenizações
milionárias de seu empresário, Malcolm Mclaren. Em 1996, a banda se reuniu
novamente e fez uma turnê mundial, passando inclusive pelo Brasil.
Musicalmente, o Sex Pistols agia com muita raiva e
hostilidade. Johnny Rotten costumava se cortar com giletes durante os shows da
banda e continuava a cantar com todo o sangue jorrando. Este teatro todo
funcionava muito bem, com o acompanhamento da guitarra básica de apenas três
acordes de Steve Jones, aliada a bateria fulminante de Paul Cook e do baixo
completamente descompassado, ou seja, punk, de Sid Vicious.
Invocando todo o niilismo e o caos do mundo, o som da banda
era o produto da recessão econômica misturada com uma total estagnação da
indústria musical na época e agravada por toda a alienação da juventude sobre
os problemas sociais do mundo. Com a música "Anarchy In the U.K." e
com a versão da banda para a música "No Fun" de Iggy Pop &
Stoges, o Sex Pistols estabelecia seu manifesto de caos e celebrava toda a
frustação da juventude britânica com a realidade.
O feito mais revolucionário do Sex Pistols foi obtido fora
do contexto musical. A atitude da banda em chocar as pessoas colocou os Pistols
e toda a cena punk, que estava nascendo, nos braços da mídia musical, que se
deleitava com as performances da banda, que como de praxe, destruía tudo nos
lugares onde tocavam. Os fans se vestiam com a nítida intençao de chocar, já
naquela época usando piercings, roupas rasgadas, suásticas nazistas e roupas de
látex compradas em sex shops. Neste calor dos acontecimentos, o Sex Pistols
carregava a responsabilidade de ser o centro e o embrião de toda a rebeldia
punk.
Hoje, para muitas pessoas que se auto-entitulam punks, o Sex
Pistols foi uma farsa e Johnny Rotten não passou de um traidor do movimento
punk. Mas esta falta de modestia e a pretensão desacerbada destes
"punques", esconde de fato uma "decepção" pelo fato de que
a maioria deles não pode nem mesmo acompanhar a tragetória da banda e as
condições que propiciaram o nascimento e a morte da lenda. Se esquecem de que
antes do Sex Pistols a palavra "punk" era somente uma gíria inglesa,
que tinha seu significado explicado nos dicionários da época como sendo:
"pessoa desordeira, objeto inútil, obsoleto, sem valor". O Sex
Pistols mudou o significado da palavra punk inclusive nos dicionários. Hoje,
qualquer pessoa ao consultar o significado de punk terá: "estilo de música
muito alta, agressiva e vibrante, originária do final da década de 70 e
associada com protestos contra o status quo e contra o sistema".
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