terça-feira, 25 de março de 2014

História da banda Aerosmith




A história do Aerosmith começou em 1970, em Boston, quando o guitarrista Joe Perry e o baixista Tom Hamilton, então tocando na banda Jam Band, encontraram-se com o vocalista Steven Tyler, o baterista Joey Kramer e o guitarrista Ray Tabano.
Em 1971, Ray Tabano é substituido por Brad Whitford e a banda começa a conquistar seus primeiros fãs em sua cidade natal.

O estilo musical era um hard rock bem acima da média que resultava da mistura de elementos de heavy metal, pop e blues.

O primeiro contrato com uma gravadora aconteceu em 1972 e a Columbia Records lançou o disco de estreia em 1973.
Um sucesso imediato que rapidamente alcança o disco de ouro pela sua vendagem insuflada pelos sucessos "Dream On", "Mama Kin" e "Walkin' the Dog" que invadiram as paradas norte americanas, inaugurando uma carreira de muito sucesso, impulsionando tournês pelo pais e rivalizando diretamente com bandas como Led Zeppelin e Rolling Stones.


E o caminho ao estrelato se solidificaria ainda mais com o segundo e o terceiro disco da banda "Get Your Wings" (1974) e "Toys in the Attic" (1975).

Em 1976, a banda lança "Rocks", que muito rapidamente se torna disco de platina e com todo o sucesso, a banda cai definitivamente "na vida" e começam a surgir os primeiros problemas causados pelos excessos da estrada.

Steven Tyler e Joe Perry, brincando com a assinatura da dupla de compositores dos Rolling Stones Jagger e Richards, que nesta época se autodenominavam "Glimmer Twins", passam a assinar "The Toxic Twins".

Junto com outros nomes de sucesso da música, a banda participa em 1978 do filme "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" e para isso, grava uma versão matadora da música "Come Together" dos Beatles.

Guerras internas causadas principalmente pelo consumo excessivo de drogas provocam a saída de Joe Perry, logo após as gravações do disco "Night in the Ruts", em 1979.

Perry foi substituido inicialmente por Richard Supa, que logo saiu, dando lugar ao guitarrista Jimmy Crespo. O disco foi considerado o primeiro grande fracasso da banda, mesmo assim, o Aerosmith continuou indo para a estrada e fazendo shows. No início de 1980, Steven Tyler desmaiou no palco em um show em Portland.Neste mesmo ano, o Aerosmith lança a coletânea "Greatest Hits" que apesar da fase ruim, leva a banda de volta às paradas e se transforma no disco mais bem vendido da carreira da banda até então, com 11 milhões de cópias.

No final de 1980, Steven Tyler sofreu um grave acidente de moto, que o deixou hospitalizado por 2 meses.

Em 1981, Brad Withford deixa o Aerosmith para seguir carreira solo e é substituído por Rick Dufay. No ano seguinte a banda grava "Rock in a Hard Place", que também tem uma baixa aceitação do público.

Durante um dos shows da tournê deste disco, Steven Tyler desmaia novamente no palco, após comemorar seu reencontro com Joe Perry nos bastidores, com muitas drogas.

Mas só em 1984 Joe Perry e Brad Withford retornariam oficialmente ao Aerosmith e a banda parte para a tournê "Back in the Saddle", marcada por inúmeros incidentes relacionados às drogas.

Ainda convivendo com muitos problemas, o Aerosmith assina contrato com a gravadora Geffen e em 1985 lança o disco que marcaria o retorno da banda à cena: "Done with Mirrors". Mas a banda só conseguiria retomar seu rumo em 1986, quando Steven Tyler e Joe Perry foram convidados a participar da gravação de uma versão cover do sucesso "Walk this Way" pelo grupo de rap Run DMC.

A regravação acabou colocando o Aerosmith de novo no mapa e apresentou a banda para as novas gerações via MTV.

Faltava ainda solucionar a questão das drogas: Steven Tyler internou-se em uma clínica de reabilitação em 1986 e seu exemplo foi seguido peos demais membros da banda.

Finalmente limpos e livres, os membros do Aerosmith de reuniram novamente no estúdio em 1987 para fazer o disco "Permanent Vacation", que se revelaria o maior sucesso da banda na década, vendendo 5 milhões de cópias nos EUA, com três músicas alcançando as primeiras posições nas paradas de sucesso: "Dude (Looks Like a Lady)", "Rag Doll" e "Angel.

Logo, a banda sairia em uma tournê ao lado do Guns n' Roses, na prática, um grande teste para a recém alcançada sobriedade do Aerosmith, já que conviveriam muito próximos de uma outra banda que usava muitas drogas.

No ano de 1989, a banda lança "Pump", um sucesso de crítica e de público, atingindo uma vendagem de 7 milhões de cópias com sucessos como "What It Takes", "Janie's Got a Gun", "Love in an Elevator" e "The Other Side"; que renderam também videoclipes de altíssima rotação na MTV.

Graças a "Pump", o Aerosmith ganha seu primeiro Grammy de Melhor Performance de Grupo de Rock.

Em 1991, o Aerosmith volta a assinar com a Columbia Records, mas ainda restavam 2 discos para terminar o contrato com a Geffen.

O primeiro deles é "Get a Grip", que atinge o primeiro lugar das paradas de sucesso já em seu lançamento.

Também imortantes nesta fase, os videoclipes da banda tornaram-se mega-produções com a presença de Alicia Silverstone e da filha de Tyler, Liv, os clipes das músicas "Cryin'", "Crazy" e "Amazing" serviram para impulsionar ainda mais a carreira da banda.

"Living on the Edge" e "Eat the Rich" também fizeram muito sucesso, tanto no radio como na MTV e levaram a banda a ganhar dois Grammys naquele ano.

A tournê do disco "Get a Grip" durou 18 meses e passou pelo Brasil em Janeiro de 1994, quando a banda se apresentou em São Paulo e no Rio de Janeiro no extinto Festival Hollywood Rock.

Neste mesmo ano é lançada a coletânea "Big Ones", que sai em CD e em VHS, com a coleção de videoclipes da banda.

O novo contrato com a Columbia começa com o lançamento de "Nine Lives" em 1997, seguindo um período de crise grave que culminou com a demissão de Tim Collins, empresário e amigo dos membros do Aerosmith desde o início da carreira.

O disco teve uma recepção morna e rendeu poucos hits: "Falling in Love (Is Hard on the Knees)", "Hole in My Soul" e "Pink", mas trouxe o quarto Grammy para o Aerosmith, em 99.

A tournê de "Nine Lives" durou dois anos e foi cheia de complicações, com Steven Tyler ferindo seu joelho durante uma apresentação e com o baterista Joey Kramer sofrendo queimaduras em um incêndio em seu carro.

Mesmo com problemas, a banda foi chamada para escrever a música tema do filme "Armageddon"; "I don't want to miss a thing" se transformaria na primeira música do Aerosmith a ficar em primeiro lugar nas paradas de sucesso do mundo inteiro e recebeu indicação ao Oscar de Melhor Música no ano de 99.

O décimo terceiro disco do Aerosmith foi lançado em 2001, "Just Push Play" teve suas vendas impulsionadas pelo sucesso da música "Jaded". No mesmo ano, a banda foi indicada ao Rock n' Roll Hall of Fame.

Em 2003, o Aerosmith saiu em tournê com o Kiss e começou a preparação de um novo disco: "Honkin' on Bobo", que retoma as raízes blues da banda e foi lançado em 2004. A tournê veio a seguir e foi registrada no DVD "You Gotta Move".

Em 2005, a banda lança o disco ao vivo "Rockin' the Joint" e sai em turnê inicialmente junto com o cantor Lenny Kravitz, mas a segunda parte da tournê, que seria feita com a banda Cheap Trick, acaba cancelada porque o vocalista Steven Tyler necessitou fazer uma cirurgia de garganta.

Em 2006, quando planejavam mais uma nova tournê, foi anunciado que o baixista Tom Hamilton estaria fazendo tratamento para um câncer na garganta.

Em 2007, a banda começa uma nova turnê mundial que passa pelo Brasil em abril. No final deste mesmo ano, o Aerosmith entra novamente em estúdio para gravar o último disco previsto em contrato com a Sony Music; além disso, a banda se reúne com os criadores do jogo Guitar Hero, para criar a sua versão do game.

Em 2008, o jogo é lançado. Uma nova tournê chega a ser anunciada junto com a banda ZZ Top para o ano de 2009. Mas a estrada se revela problemática, com Brad Withford ferido na cabeça, Steven Tyler ferindo-se novamente no joelho e Tom Hamilton recuperando-se de uma cirurgia.

Em agosto de 2009, Steven Tyler caiu do palco em uma apresentação em South Dakota e teve ferimentos na cabeça, no pescoço e fraturou o ombro. O restante da tournê acabou cancelado e a banda só voltaria aos palcos em Outubro. Em novembro, o Aerosmith tocou no Grande Prêmio de Abu Dabhi.

Mas no retorno aos EUA, as coisas começaram a ficar estranhas, enquanto Steven Tyler começou a trabalhar em sua autobiografia "Does the Noise in My Head Bother You?" ele dá a entender em uma entrevista que começaria uma carreira solo.

Enquanto isso, Joe Perry começava a excursionar com seu novo disco solo e no final do ano de 2009, declarava para quem quisesse ouvir que Tyler estaria deixando a banda.

O guitarrista começou até a testar novos vocalistas para o lugar de Tyler e tudo ficou ainda mais estranho quando em Novembro de 2009, Steven Tyler subiu ao palco de uma apresentação solo de Joe Perry, em Nova York para dar uma "canja" e teria dito que não estava saindo do Aerosmith.

AEROSMTH - FOTO: DIVULGAÇÃONo final de Dezembro, Steven Tyler internou-se em uma clínica de reabilitação para tratar-se do vício em remédios que havia adquirido devido aos inúmeros ferimentos que sofreu durante as apresentações da banda ao longo dos anos.

Ao sair da clínica, Tyler anunciou que estava pronto para voltar ao estúdio e trabalhar no novo disco do Aerosmith. Ao mesmo tempo, ameaçou que se a banda continuasse a fazer testes para substituí-lo chamaria seus advogados para entrar com uma ação.

Surpreendendo todo mundo, no dia 25 de Fevereiro, a banda anunciou seu retorno aos palcos através de um vídeo divulgado pelo Youtube. No vídeo eles anunciam a nova tournê mundial "Cocked, Locked and Ready to Rock" que deve começar no mês de Maio na América do Sul e em Julho passa pela Europa.

Fonte: http://www.revistaeletricidade.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário